AFASIA/DISFASIA
É alteração de linguagem que acontece como complicação de lesões no cérebro como trauma ou acidente vascular cerebral (AVC). Os pacientes disfásicos/afásicos têm dificuldade de se expressar e de entender a fala ou escrita. A fonoaudiologia promove reabilitação da linguagem dessas pessoas, por reconstrução da linguagem utilizando estratégias compensatórias, reorganização das habilidades de comunicação presentes.
AMAMENTAÇÃO
A fonoaudiologia avalia a forma de sucção do recém-nascido. Uma mamada não eficiente pode levar o neonato a ter problemas como baixo peso e quadros clínicos que comprometem seu desenvolvimento. Também, uma mamada não eficiente colabora para ingurgitamento mamário, fissuras, que cooperam para desmame precoce. Além da avaliação, a fonoaudiologia propõe estratégias de melhora da pega, posição, postura, favorecendo o desenvolvimento adequado do neonato e otimizando a relação do binômio mãe-bebê.
DISFAGIA
É dificuldade para mastigar e deglutir. Acontece em doenças como acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, Parkinson, Alzheimer, distrofia muscular, câncer de cabeça e pescoço. A fonoaudiologia trabalha na adaptação dos alimentos, posicionamento do paciente e exercícios para fortalecer a musculatura da boca, garganta e língua.